30 de julho de 2015

... Voltei

... Voltei, ou mesmo o mais certo é dizer voltarei em breve.

Estou a preparar novas instalações, longe dos ladrões, longe de olhares, longe da insegurança, longe do lugar onde vivo, pois não quero voltar a sentir tal sensação de violação do meu espaço da minha casa.

Espero novos habitantes, outras raças mas com a mesma vontade e amor por este hobby mas claro os lizards são para manter e serão sempre a minha principal raça de criação!

Postarei dentro de alguns meses mais novidades, para já é muito cedo.

Saudações ornitológicas

31 de dezembro de 2014

Levantamento Aves Roubadas a Criadores em Setúbal

Criador,

caso resida na área de Setúbal e foi assaltado roubando as suas aves, por favor deixe aqui o seu relato e/ou contacto (e-mail) para podermos averiguar modus operandis desta escumalha.

Possíveis locais de Venda de Aves Furtadas:

- Mercado da Chepa (Setúbal),
- Mercado do Distrito em cada Cidade  Domingo de cada mês,
- Lojas de Bairro de venda de animais.
- (este espaço está a aguardar mais informações)...

Aproveito para deixar o aviso aos lojista de venda de animais, por favor não comprem animais originados de furto, escusado será dizerem "Aí Eu não sabia..." basta pedirem um simples cartão de identificação enviado todos os anos pelas Federações Nacionais de Ornitologia.
Claro que sabemos que muitos dos criadores pedem o valor justo por cada ave, mas para os lojistas podia ser sinónimo de qualidade, mas claro que a margem de lucro entre a aquisição a um larápio por 5€ ou a um criador por 20€ é bastante significativa... Infelizmente irá sempre existir uma separação entre Criadores Oficiais e Lojistas de Animais de companhia.

Qualquer questão ou informação deixar nas mensaguens do blog ou enviar e-mail com garantias de sigilo para mbmsp77@gmail.com , por parte de qualquer cidadão será bem vinda, este será um ato de cidadania valoroso.


Cumprimentos,
Marco Pinto

Roubo... ponto final na criação de Lizards

Caros Amigos,

quase todos os dias ouvimos "...foi roubado..." e pensamos muitas vezes "...que sorte que eu tenho." Até que chega a nossa vez. Infelizmente na madrugada de 29 de Dezembro de 2014 na Freguesia de Nossa Senhora da Anunciada em Setúbal tive a infeliz sensação de ser roubado e levaram todos os meus 10 casais de Lizards e mais uns quantos de backup à criação, que já estavam a ser preparados para a próxima época. Todo o trabalho de selecção de uma temporada foi desfeita por esta corja de gatunos que não merecem nem uma miligrama do ar que respiram.

A minha ideia com este post é tentar identificar se existem locais possíveis da venda "ilegal" no Distrito de Setúbal, pois não encontrei nenhuma informação tipo base de dados com actualizações reais (isto seria um trabalho que deveria ser desenvolvido por todos os clubes ornitológicos do Pais). Também nunca vi ninguém conseguir recuperar nenhuma das suas aves furtadas e com certeza se elas desaparecem definitivamente é porque existe um mercado paralelo bastante importante,quer sejam outros criadores, comerciantes, etc... que compram estas aves a uns drogados para fazerem uns trocos, senão ninguém roubava certo??

Tenho a relação que entreguei à PSP, mas sei que o trabalho de campo vai ser feito na sua maioria por mim. Por isso, por favor se alguém tem conhecimento de onde se possam encontrar aves proveniente de furto na região de Setúbal agradeço a vossa informação.
Junto da PSP de Setúbal indicaram alguns locais que podem ser averiguados, desde já o meu agradecimento à Instituição que têm sido excelentes neste processo inicial (após participação chegaram ao local em 2min):
- Mercado da Chepa (Setúbal),
- Mercado do Distrito em cada Cidade  Domingo de cada mês,
- Lojas de Bairro de venda de animais.

Em baixo a lista de canário e as anilhas (não estão todos), mas estes eram os mais importantes e foi a lista entregue à PSP, claro que quem recepcionou os canários a primeira coisa que vai fazer é tirar a minha anilha para não deixar pista claro, mas Eu conheço cada um dos meus 20, nem que estejam no meio de 100.

       Anilha         -         Animais Furtados
1/DD71 (2013) - Canário Lizard Intenso Calota Quase Perfeita
305/DP97 (2012) - Canário Lizard Semi-Intenso Sem Calota
116/DP17 (2014) - Canário Lizard Intenso Calota Partida
327/DD97 (2013) - Canário Lizard Nevado Calota Quase Perfeita
316/DD97 (2013) - Canário Lizard Intenso Calota Partida
131/DP17 (2014) - Canário Lizard Nevado Calota Partida
210/DD97 (2012) -Canário Lizard Nevado Calota Partida
138/DP17 (2014) - Canário Lizard Azul Calota Perfeita
323/DD97 (2013) - Canário Lizard Azul Calota Partida
340/DD97 (2013) - Canário Lizard Intenso Sem Calota
18/DD71 (2013) - Canário Lizard Nevado Calota Perfeita
101/DP17 (2014) - Canário Lizard Intenso Calota Perfeita
106/DP17 (2014) - Canário Lizard Nevado Calota Partida
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Intenso Calota Partida (VRD/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Perfeita (PRT/AZL)
(S/A) - Canário Lizard Nevado Calota Partida (PRT/AZL)

S/A - Sem anilha de criador

Eu acredito que exista um dos níveis de toda a Máfia que existe na Ornitologia em Portugal uma parcela seja de referência ao nível do mercado paralelo, estou a ser inconveniente nesta afirmação, mas infelizmente é a minha percepção, mas como em todo o lado ainda existe gente boa também na Ornitologia e Eu tive o prazer de conhecer alguns, poucos é certo.
Posso estar a ser um sonhador ou um otário em estar a pensar tentar encontrar a ponta do iceberg, porque existem bastantes relatos de criadores assaltados, Vejam este Post como INTEMPORAL, pois deixarei de ser criador para tentar investigar e saber o modus operandos deste submundo do roubo de aves a criadores.

A minha maior frustração é que passei a ser um dos novos "super-mercados" destes vermes parasitas da sociedade, porque Eu estava a criar os Lizards por paixão e amor gastando fortunas na melhor papa (Italiana), nos melhores pro e pré bióticos (Alemã, Belga, Holandesa, Espanhola e Italiana), vitaminas, etc... e os que não me faziam falta ou faziam parte do role de fora da seleção, em vez dos vender dei a Amigos e Familiares a minha intenção não era negócio era paixão. Nestes dois anos que estive a criar os lizards como uma das raças com bastante trabalho genético e de seleção meticulosa a estudar tanto em literatura nacional como internacional, um estudo exaustivamente deste belo canário, para conseguir em dois anos tirar o que queria alcançar para começar nos campeonatos Regionais e Nacionais no próximo ano e todo este trabalho dedicação e Amor foi perdido numa noite.

Mais uma vez caso algum dos Senhores que resida na área de Setúbal e arredores (Palmela, Alcácer, Moita, Montijo ou mesmo Pinhal Novo, etc)  que tenha conhecimento de locais onde se possam vender aves "ilegalmente" fruto de furto a criadores sérios quer sejam amadores como profissionais por favor deixem a vossa indicação para o email mbmsp77@gmail.com .

Desde já o Meu Muito Obrigado!!!

11 de outubro de 2014

Alguns dos exemplares da criação 2014


As fotos não têm nenhum tratamento, nem tão pouco seguem nenhuma das possíveis regras básicas de fotografia, foram tiradas do SmartFone... mas dá para ficar um registo de alguns dos exemplares que tenho deste ano de 2014. Esta Ano não foi particularmente bom, em relação às expectativas que tinha. Tenho consciência que cometi muitos erros, mas foram correctamente identificados e não voltaram a acontecer, mas os erros com certeza vão continuar a aparecer, mas seguro que tenho muito para aprender e evoluir e este foi apenas o primeiro ano e evolui.










Algumas das aves em cima vão a concurso no IV Campeonato Ornitológico da Costa Azul 2014, vai ser a minha estreia e vou levar apenas meia dúzia de Lizards a concurso, pois os meus melhores exemplares não vão poder ir devido aos erros que mencionei em cima, cometidos neste primeiro ano como criador oficial da FOP.




Desde já desejo Boa Sorte a todos os Criadores muito boa sorte e excelentes pontuações para os vossas espectaculares aves.

Saudações Ornitológicas



18 de maio de 2014

Criações 2014

Caros,

estou na fase final do ano de 2014 referentes a criação dos meus Lizards... Infelizmente não tenho boas notícias, não sei o que se passou mas tive mais baixas de canários do que os que vingaram... infelizmente e irei ter que informar a todos os meus amigos que me solicitaram e pediram "reserva" dos novos exemplares da criação deste ano, não poder satisfazer nenhum dos pedidos.
A execução de uma voadeira está em stand-by, bem como a ampliação da estrutura que estaria a ponderar aumentar para a criação do próximo ano.
Nesta medida vou repensar todo os processos e procedimentos efetuados e tentar melhorar ou corrigir o que poderá estar mal.

Infelizmente irei fazer uma pausa aqui no blog para poder de algum mondo concentrar-me no futuros dos meus Lizards.

Agradeço a todos os meus amigos e familiares que me apoiaram e apoiam nesta jornada de criador, o meu Muito Obrigado!! Com a certeza de que melhores dias viram e não deixar que as maiores contrariedades não nos fazem desistir, mas faz-nos mais fortes!!

Cumprimentos,
Marco 

11 de fevereiro de 2014

Apresentação de criador Canários Lizard "Lizards do Pinto"

Apresentação como criador de Canários Lizard!!



Espero que gostem!!

Forte Abraço e Saudações Ornitológicas
Marco

Novo Ano de criações...

Novo Ano de criações...


... mesmo antes de começar a apresentação do novo plantel, venho agradecer a algumas pessoas a paciência que tiverem em explicar-me alguns conceitos e dicas importantes para o inicio da minha atividade amadora de criador de canários Lizard. Como não podia deixar de indicar o criador Nuno Carreira (http://lizardscarreira.blogspot.pt/) que nestes últimos dois anos me passou muito da sua experiência nesta minha aventura de criação deste magnifico canário que é o Lizard. Nos últimos tempos tive o enorme prazer de conhecer o Sr. Carlos Lima que me deu algumas informações úteis da criação de canários como também todos os Boletins Informativos que são publicados regularmente no forum  http://www.canariculturatuga.com/forum/ 
Neste blogue irei postar ou será mesmo plagiar, fazendo a compilação de todos os Boletins Informativos da LCCP http://lizardcanarioclubeportugal.blogspot.pt/ para fácil leitura e pesquisa desta bela espécime do género Serinus.

A qualidade das fotos não é a melhor, mas apenas para terem uma ideia dos meus Casais para este Ano

CASAL 1

Macho

Fêmea

CASAL 2


Fêmea

Macho

CASAL 3

Fêmea

Macho

CASAL 4

Fêmea

Macho

CASAL 5

Macho

Fêmea

Vou dando mais novidades...

Forte Abraço! Boas criações

Marco